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SABERES CULTURAIS E TRANSGERACIONAL DE MÃES/PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL – JUARA/MT.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Os saberes são produzidos a partir das práticas sociais de grupos específicos, são valorizados por seus membros, mas podem não ter o mesmo reconhecimento por parte de grupos próximos. Os saberes estão na cotidianidade e fazem parte do mundo da vida, e tem como elemento importante as emoções e crenças que são construídas pelos conhecimentos transgeracionais. A pesquisa foi realizada com um grupo de 17 mães, professoras da Educação Infantil. E este recorte tem o objetivo de apresentar uma das questões norteadoras que se direciona  acerca dos cuidados de mães/professoras no cuidado com os seus filhos e filhas. Utilizam de crenças? De que saberes? Os apontamentos nos levaram a universos culturais quase que incompreensíveis, um espaço em forma de caos que se organiza na crença, na cultura e na sabedoria popular das progenitoras. A presente pesquisa é de cunho qualitativo, acompanhada de historia oral e narrativa, juntamente com rodas de debates. Os dados foram analisados nos aportes teóricos: Antunes (2006), Brandão (2003), Chudo ( 2009), Mello ( 1987). O resultado nos apontou que há um uso cultural de simpatias, benzeções, ervas medicinais, todos  advindos de conhecimentos transgeracional presente em grupos de mulheres, neste caso das docentes da Educação Infantil de uma escola de Juara-MT. Concluímos que os saberes da cotidianidade  precisam ser dialetizados e fazer parte também dos processos educativos escolarizados, como escolas e formação de professores para que haja uma compreensão contextualizada e respeitável do mundo da cultura, das simpatias.