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TEMPOS LÍQUIDOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: REFLEXOS DO ADVENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente estudo fundamenta-se nos aspectos epistemológicos propostos pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017) e sua intrínseca relação em meio educacional, através das novas abordagens tecnológicas de ensino e aprendizagem promovidas através da educação a distância (EaD), em distintas instituições de ensino público e privado da sociedade brasileira, a qual oferece tal modalidade para formação acadêmica e continuada. Objetiva-se apresentar as impressões de três principais grupos constituintes das relações da educação a distancia, sendo eles o de professores, acadêmicos e demais indivíduos da sociedade em geral, os quais pressupõem serem os futuros ingressantes do referido sistema educacional, para que se possa constituir uma visão crítica, ampla e coerente acerca do impacto desta sobre o sistema educacional estadual e seus reflexos para a sociedade do século XXI, tendo por princípio epistemológico evidências de uma sociedade líquida. Partindo do aspecto metodológico, o estudo contou com os pressupostos de natureza qualitativa, tendo em vista a aplicação de questionários a indivíduos de diferentes esferas da sociedade. Desta forma, faz-se necessário analisar as mudanças sociais que englobam o sistema de ensino, em diferentes projeções: a priori, epistemologicamente e a posteriori. Os resultados da pesquisa poderão servir por base aos estudos voltados à explanação acerca do conceito de modernidade líquida, assim como o status de educação futurista.