TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA
Artigo
RESUMO A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a legislação educacional vigente no País garantem à pessoa com autismo o direito à educação e à inclusão escolar, representado neste artigo sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Esse avanço representa transformações sociais importantes, conquistadas, em grande parte, pelo esforço das famílias e dos movimentos sociais. A Associação Psiquiátrica Americana – APA na 4ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM IV-TR caracteriza os Transtornos Globais do Desenvolvimento pela gravidade como afetam o processo evolutivo da criança nos aspectos da comunicação, interação social e manifestações comportamentais, desde os primeiros anos de vida. Apesar das dificuldades implicadas no espectro autista, verifica-se a eficácia de práticas bem sucedidas nas áreas educacionais e clínicas, cujos resultados são mais promissores na medida em que se iniciam mais precocemente. Essa realidade põe em evidência a importância da realização do diagnóstico o mais cedo possível. Neste artigo são apresentadas idéias e experiências educacionais objetivando contribuir para a discussão e a prática educacional, tendo como foco o reconhecimento do impacto positivo da educação no desenvolvimento da pessoa com autismo e na sua promoção humana.Com vistas a atingir aos objetivos propostos adotou-se por metodologia uma pesquisa de cunho bibliográfico embasado em livros e artigos que se fazem pertinentes à temática pesquisada. Palavras – chave: Autismo. Transtornos globais do desenvolvimento. Ambiente escolar