UM ESBOÇO EM TORNO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A AFETIVIDADE E A SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM.
Artigo
Através de algumas experiências vividas com as crianças, percebo o quando são carentes, tanto em diálogo como em carinho. Parto assim para a construção da pesquisa tendo como embasamento teórico as relações de desempenho pedagógico e de afetividade no sentido de perceber a contribuição desses fatores no ensino aprendizagem. Esse tema abordado vem sendo muito discutido em nossa sociedade, e no meio educacional onde teóricos e professores comentam sobre a carência afetiva de seus alunos. Sabe-se assim que a afetividade é importante na aprendizagem, que a mesma depende da relação entre professor e aluno. O professor deve conhecer bem seus alunos, para poder ter uma relação amistosa com eles, e assim poderá realizar melhor o seu trabalho, com mais entusiasmo e dedicação. Apesar de um assunto visível e corriqueiro ainda pouco se pesquisa sobre metas ou resultados nesse sentindo, assim a presente proposta busca contribuir para que os profissionais possam refletir sobre, se há importância em estreitar a relações voltadas para a afetividade, se esse fator pode contribuir com o bom desenvolvimento e aprendizagem da criança.Os educadores analisam a carência afetiva dos alunos, pais dizem ter dificuldades no relacionamento com os filhos, filhos reclamam da falta de atenção dos pais. O professor deve ter uma relação afetiva com seus alunos, deve escutá-lo, tratá-lo bem, independente de qual seja a religião, etnia ou classe social