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UMA ENFOQUE TRANSDISCIPLINAR EM TORNO DO CADASTRO RURAL E DA LICENÇA AMBIENTAL ÚNICA DENTRO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E MATEMÁTICA.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho se configura como análise com uso das ferramentas prático- pedagógicas disponibilizadas no Ensino Fundamental de maneira consorciada nas disciplinas de Geografia e Matemática com um enfoque metodológico em torno da importância do CAR e LAU. . O CAR – Cadastro Ambiental Rural foi estabelecido em Mato Grosso pela Lei Complementar nº 343, de 24 de dezembro de 2008, onde se originou Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental – MT-LEGAL. Conforme deliberado pelo MT Legal (Lei complementar 343/08) a regularização ambiental das propriedades rurais incide em dois passos: o Cadastro Ambiental Rural – CAR e a Licença Ambiental Única – LAU. O CAR é o passo inicial para a regularização ambiental de uma propriedade rural. Esse cadastro é retirado junto à Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) em via eletrônica, para terminações de controle e monitoramento. Busca-se assim uma consciência ecológica na sala de aula que vem sendo uma tendência mundial e vem influenciando a sociedade e consequentemente a escola por meio de uma reeducação com princípios ao progresso econômico, equilíbrio e proteção ambiental. A disciplina de Geografia pode ser um dispositivo em torno da sustentabilidade, onde intermedie a ação do aluno na sociedade com métodos de racionalização dos recursos desencadeando um processo construtivo com perspectivas a preservação e ao uso consciente do uso dos recursos naturais.