Back to top

A VISÃO DOS FUTUROS EDUCADORES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ÓTICA DA FORMAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O estudo remeteu a importância do curso de formação do programa residência pedagógica para os residentes, com duração de 100h/a, ocorrido na Autarquia Educacional de Serra Talhada/PE com o objetivo de preparar os residentes as práticas escolares e das concepções pedagógicas. O curso contou com vários eixos temáticos que tratava, dentre elas, do papel da Residência Pedagógica no contexto da Educação Regional, das contribuições das disciplinas pedagógicas na formação de professores, da didática e do uso das tecnologias a favor do processo de aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu, de forma quali/quantitativa, por meio de questionário online. Como resultado foi destacado a importância desse curso para a formação dos residentes para o enfrentamento da sala de aula. Mais da metade dos entrevistados declararam a importância dos professores das áreas pedagógicas serem da mesma formação das suas áreas. Das experiências que a residência pedagógica proporcionou aos residentes a maioria exclamou a importância da diversidade metodológica aplicadas pelos professores-orientadores demonstrando muita dedicação com o ensino dos alunos.