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APLICAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ROCHA POMBO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA - PR

Tipo de Trabalho 

Monografia

Com o frequente desafio de estimular meios para manter a preservação do meio ambiente com a qualidade de vida, a questão ambiental tornou-se essencial no dia a dia da população. Entende-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Neste sentido, a Educação ambiental desempenha um papel importante, pois possibilita a formação de cidadãos conscientes e atuantes diante da sociedade, desenvolvendo maneiras conscientes de consumo. Este trabalho se propôs a avaliar a eficiência da educação ambiental das crianças do 6º e 9º ano em uma escola pública no município de Capanema – Pr, por meio do conhecimento dos alunos em relação ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos e à reciclagem. Foi aplicado um questionário contendo oito questões, tendo por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos em relação a reciclagem, analisando também se os professores trabalham a temática ambiental com os alunos e se na escola existe alguma atividade relacionada a isso. Através deste trabalho foi possível observar que tantos os alunos do 6º ano como do 9º ano tem uma visão parecida quanto a educação ambiental. Nota-se também que a reciclagem acontece na escola, porém ainda falta a conscientização deste tema. Verifica-se a necessidade de incentivar a escola em relação as práticas educativas com a temática ambiental, principalmente em relação a coleta seletiva e a reciclagem. Fazendo com que professor e aluno compreendam a questão ambiental como fundamental desde as séries iniciais, formando assim cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.