O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ETEC BASÍLIDES DE GODOY: UM MECANISMO DE MELHORIA CONTÍNUA
Monografia
Essa pesquisa ocupou-se em estudar de modo qualitativo o Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola Técnica Estadual Basílides de Godoy, instituição de ensino técnico do Estado de São Paulo onde o autor é professor, referenciado para o ano de 2017, com base no Planejamento Plurianual de Gestão (PPG, 2017-2021). O panorama é estudar a melhoria contínua do PPP dentro do processo evolutivo do PPPG, indicando ações de caminhos para a melhoria contínua, dentro de um caráter mais concreto que permita, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicá-lo a situações particulares, com esse trabalho de conclusão de curso, pretende monitorando o perfil da unidade de ensino conforme a sua realidade local e apresentando uma ferramenta da qualidade que contribua para a melhoria contínua dos processos da escola em estudo. De acordo com Barreto (2008), este trabalho tem como base um estudo qualitativo, tendo como base a geração de conhecimento aprofundando o acontecimento, com as dimensões estabelecidas por um problema ou tema, que represente um número restrito de participantes. Essa abordagem fundamenta-se no emprego do Ciclo PDCA para melhoria contínua da qualidade da gestão nessa instituição de ensino.