A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NOS ESPAÇOS DE COMENTÁRIOS DO G1: UMA ANÁLISE DO CASO NEW HIT
Monografia
Esta pesquisa, motivada pela observação da cultura da culpabilidade da vítima em comentários de portais, tem como objeto as notícias e comentários sobre o caso New Hit, no portal G1. Foram considerados aspectos como o que leva a participação repetida dos interagentes no espaço, a forma como a veiculação das notícias afeta os diferentes discursos de senso comum, e se esses discursos encontrados geram mais participação de outros leitores. Buscou-se identificar quais são os sentidos produzidos pelos interagentes em relação à mulher e à violência de gênero no portal, com o auxílio de autores como Joan Scott, Viviane Borelli, Alfredo Vizeu e Adriano Rodrigues, na perspectiva das relações de gênero, do acontecimento jornalístico e do discurso dentro do cenário do jornalismo online. As análises mostraram discursos sexistas, outros de apoio às mulheres, além de punitivos e referenciais ao crime e ao estupro.