S.P.D.A PARA ESTAÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES
Monografia
O sistema de telefonia móvel vem desenvolvendo-se ao longo do último século, mas foi no final da década dos anos 90, com a privatização do sistema Telebrás que se iniciou significativo crescimento, progredindo consideravelmente até os dias de hoje, o que resultou em um mundo altamente conectado e dependente deste importante meio de telecomunicação.
O sistema irradiante, caracterizado pela transmissão de dados e voz pelo “ar”, está bastante difundido atualmente, pois com ele é possível conectar ao mundo virtual empresas situadas em regiões remotas, onde alguns meios de transmissão como par transado e fibra ótica ainda não chegaram, sejam por limitações físicas ou pelo custo beneficio.
A transmissão de dados pelo sistema irradiante ocorre através de um sistema de antenas capaz de emitir, refletir e receber sinais dentro de uma dada frequência. Esse sistema emite os sinais para estações repetidoras que os refletem para locais mais distantes. Para possibilitar que o sistema irradiante funcione adequadamente, sem interferências de pessoas, edificações ou vegetação, é necessário que esse sistema fique em uma altura considerável em relação ao solo. Para esta função utilizam-se as torres de telecomunicações, que além de ter uma estrutura robusta e elevada, geralmente são instaladas no topo de serras.
Devido a sua localização elevada geralmente tais torres são bastante expostas aos efeitos das descargas atmosféricas, sejam descargas que caem diretamente na torre quanto, descargas que caem nas proximidades.
Para se minimizar os efeitos destas descargas é usual se projetar e instalar uma boa malha de aterramento na base da torre na tentativa de se propiciar um caminho preferencial para as correntes de descarga atmosférica e assim garantir uma proteção eficaz para os equipamentos e para o pessoal que transita no local.