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O EXERCÍCIO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EXPERIÊNCIA DA EMPRESA CRESÇA BRASIL, ALFENAS – MG

Tipo de Trabalho 

Artigo

Reumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o exercício da mediação pedagógica na experiência da Empresa Cresça Brasil para evidenciar as práticas desenvolvidas pelas pedagogas, avaliar o processo de construção dessas práticas e, identificar os limites do exercício dessa mediação pedagógica exercida no ambiente virtual. Compreendendo que o pedagogo e a pedagoga são profissionais formado para atuar, direta ou indiretamente, com a prática educativa em diversas modalidades e manifestações, entende-se que nas modalidades de EaD, um novo campo de trabalho, para além da sala de aula convencional, está surgindo. Desse modo, o setor Educacional – Instrucional da empresa Cresça Brasil composta por sete pedagogas, realiza um trabalho que tem por objetivo adequar o conteúdo de cada curso à modalidade da linguagem e-learning com ideias criativas, tendo a finalidade de instruir o educando de modo interativo, utilizando-se de objetos de aprendizagem através da linguagem textual, auditiva e visual. É neste contexto de trabalho que as pedagogas da Empresa Cresça Brasil estão pautadas. Cenário que agrega diferentes áreas do conhecimento a uma prática pedagógica significativa, desenvolvida por elas. Deste modo, a pergunta central que norteia este trabalho é: Qual a compreensão que as pedagogas, que trabalham na Empresa Cresça Brasil, têm do exercício da mediação pedagógica em cursos de EaD? Este trabalho revelou que a pedagoga é de fundamental importância no planejamento, na elaboração e na implementação dos cursos, orientando quais serão os recursos didático-pedagógicos e tecnológicos empregados nos ambientes virtuais de aprendizagens. Tudo isso leva a crer que o papel do pedagogo e da pedagoga enquanto educadores se faz presente não só na educação formal, mas sim em todas as esferas em que a educação se faz presente.