SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HISTÓRIA DA CIÊNCIA: SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
Artigo
Lecionar a disciplina de física nas escolas não é uma tarefa fácil para os docentes, tampouco para os estudantes, pois a disciplina exige domínio do raciocínio lógico, matemático e muita leitura e interpretação de textos. A História da Ciência (HC) é uma possibilidade que pode facilitar no processo de ensino e aprendizagem dos tópicos da física. Ela contextualiza a vida dos estudantes, situações reais do seu dia a dia, tornando a física mais humana e mais acessível para os educandos. Este estudo possuiu como objetivo desenvolver uma opção didática para professores de física e do ensino das ciências, para a Segunda Lei da Termodinâmica. Uma sequência didática (SD) com a utilização da HC metodologicamente definida na teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). A metodologia utilizada no projeto foi de punho essencialmente qualitativo, uma revisão da literária no banco de pesquisa eletrônico Google acadêmico, com um crivo metodológico de trabalhos publicados nos últimos 10 anos. O resultado da SD está no decorrer do estudo.Sequência Didática, História da Ciência, Segunda Lei da Termodinâmica