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O JOGO DE XADREZ NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um processo de argumentação por meio da prática com o jogo de xadrez, em uma perspectiva metodológica da Resolução Problemas. Os dados foram produzidos em uma aula de xadrez, com alunos de um 9º ano do Ensino Fundamental II. Primeiramente, os alunos, em grupos, jogaram o jogo de xadrez e o professor-pesquisador realizou intervenções pedagógicas durante as partidas. Por conseguinte, uma determinada situação de jogo foi extraída deste momento, sendo utilizada como uma situação-problema que gerou um outro momento denominado de “socialização de ideias”. Assim, os alunos, a partir da resolução da referida situação-problema, confrontaram suas resoluções buscando utilizar da argumentação como uma forma de refutar ou validar as resoluções/estratégias apresentadas. Em linhas gerais, a sala de aula se tornou um “ambiente de jogo” propício para o desenvolvimento de um processo de argumentação por intermédio da oralidade, na qual foi essencial para evidenciar a produção de conhecimento matemático pelos alunos, por meio do jogo, da interação e da comunicação escrita/oral entre os mesmos.