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RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO NA AMAZÔNIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Os objetivos desta pesquisa são o de: verificar a forma que uma instituição privada incorpora a responsabilidade social aos seus lucros, identificar as ações desenvolvidas e a que público essas ações são direcionadas, averiguar se a responsabilidade social faz parte do processo de gestão da organização e se a prática da responsabilidade social traz algum retorno para a atividade da empresa. Para tanto, foi utilizada a seguinte metodologia: pesquisa descritiva, realizada por meio de entrevista semiestruturada aplicada à gestão de um laboratório de análises clínicas e um questionário aplicado aos funcionários da empresa, com análise qualitativa dos dados. A trajetória metodológica dividiu-se em três fases, sendo a primeira constituída pela fundamentação teórica da pesquisa. A segunda fase envolve o estudo de caso, sendo apresentados dados da empresa, bem como a apresentação da entrevista feita a um agente da administração composta por um roteiro de cinco questões e do questionário aplicado aos funcionários composto por dez questões. A terceira fase é composta pela apresentação dos resultados obtidos após verificação dos dados levantados nos instrumentos de pesquisa utilizados. Os resultados demonstram o interesse dos gestores em incorporar a responsabilidade social nos negócios da empresa, sobretudo no aspecto das relações internas, pois se encontram ligados aos valores, crenças e atitudes pessoais de seus proprietários assim como se percebe que a gestão das questões sociais está integrada aos planos, estratégias e ações da organização.