Back to top

A NATUREZA DO HORIZONTE DE EVENTOS - BURACOS NEGROS DE SCHWARZSCHILD

Tipo de Trabalho 

Artigo

O conceito de buraco negro nasce da lei da gravitação que diz que matéria atrai matéria e essa atração é chamada de força gravitacional. A matéria no universo se estrutura em partículas e a interação dessas partículas se dá por forças fundamentais existentes no universo.
Quando tem-se um acúmulo suficiente de matéria a força gravitacional supera as demais forças, fazendo com que a estrutura da matéria colapse sobre si mesma, formando o que se conhece como buraco negro.
As forças gravitacionais envolvidas em tal fenômeno são gigantescas, fazendo com que até mesmo a luz não consiga escapar, justificando assim o título de “buraco negro”.
O físico e astrônomo Karl Schwarzschild chegou em 1916 à primeira solução para as equações de campo de Einstein propostas nas Teoria da Relatividade Geral, definindo a métrica para esse modelo e as singularidades que foram evidenciadas por tal métrica.
Apenas em 1960 foi proposta uma solução analítica completa na qual a região do horizonte de eventos não é singular. Tal fato demonstra, portanto, que essa é apenas uma singularidade do sistema de coordenadas pretérito.