UM ESBOÇO EM TORNO DOS ESPAÇOS DAS BRINQUEDOTECAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A RELAÇÃO APRENDIZAGEM E A LUDICIDADE
Artigo
A temática sobre a ludicidade nos anos iniciais nos reporta a questões de suma importância na pratica docente, levantando importantes discussões educacionais no que se refere ao desenvolvimento psicomotor ao considerarmos aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Neste contexto surge a importância do lúdico como aporte pedagógico para o desenvolvimento integral do aluno nos anos iniciais. O lúdico se torna uma perspectiva significativa para o estimulo da autonomia e serve também como instrumento interdisciplinar. As experiências são inúmeras onde o prazer da competição é aliado a da emoção decorrendo no significado e aprendizado e lançamos mãos de alguns recursos nessa etapa de estudo onde usamos bibliografias de alta profundidade. Estudar as analogias do lúdico e o desenvolvimento humano é uma tarefa difícil, porém observa que os benefícios são explícitos e olhando por essa ótica pondera-se em três fases distintas que ele ajuda: que são os aspectos psicomotores, aspectos cognitivos e aspectos afetivo-sociais