O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR
Artigo
SINOPSE Observa-se que a violência dentro das escolas vem crescendo sustadoramente. O bullying ocorre em todas as dependências da escola, como dentro das salas de aulas, no pátio, nos banheiros, corredores, etc. O bullying, enquanto forma de violência, não está necessariamente ligado à força. É uma forma “sutil, velada, mascarada ou invisível, pois esta pode passar despercebida (...) magoar, agredir por meio de palavras e atitudes (...) tem grande poder destrutivo, pois fere a área mais preciosa, íntima e inviolável do ser – a alma” (PEREIRA, 2009, p. 29). As atitudes de bullying trazem consequências negativas para os autores, vitimas e testemunhas, afetando sua formação psicológica, emocional e sócio-educacional. As práticas de bullying ofendem os princípios morais dos envolvidos, e conseqüências judiciais podem ser usadas para tentar punir os praticantes. As escolas também podem ser responsabilizadas por atos cometidos e negligenciados. Infelizmente, alguns atos violentos se tornaram tão corriqueiros que já se banalizaram. O ser humano está se acostumando com a barbárie. As inversões de valores têm contribuído para o aumento da violência gerando medo tanto fora quanto dentro da escola. A escola e a família devem trabalhar em parceria, sempre, lembrando que a escola complementa a educação familiar, que deve ser moldada em amor, carinho, afeição e respeito. A escola e a família têm o papel fundamental em prevenir o bullying. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada na questão referente ao bullying destacando os trabalhos de: FANTE, Cléo. (2012); FERNANDES, Josirene (2012); LEANDRO, Vera Lucia Damacena; PAULA, Michele Gomes de e NUNES, Maria de Lourdes.