Back to top

HERBÁRIO HUEMG COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Tipo de Trabalho 

Artigo

Um herbário representa uma valiosa ferramenta para desenvolvimento de importantes conceitos biológicos no ensino básico e na graduação a partir da manipulação de plantas, suas estruturas, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante. Este estudo foi realizado no Herbário HUEMG e visou treinamento de alunos do Curso de Ciências Biológicas da UEMG/Carangola com práticas de herbariologia, a fim de contribuir para o processo de organização e manutenção do mesmo, possibilitando a integração com a comunidade interna e externa da instituição, sob a forma de visitas técnicas, palestras e estágios monitorados. Foi realizado treinamento dos alunos envolvidos para organização e manutenção do HUEMG. Os alunos monitoraram os graduandos em Ciências Biológicas durante o estágio, transmitindo-lhes conhecimentos relativos às técnicas de herbariologia e da rotina de herbário, bem como práticas interessantes para fins de inovação didática nas aulas de Ciências e Biologia. As visitas técnicas do público interno foram realizadas também pelos alunos do curso de Pedagogia e Geografia e público externo representado por alunos de escolas do ensino básico de Carangola. Podemos destacar que o herbário HUEMG suporta muito bem o treinamento de estudantes e técnicos no reconhecimento da flora de determinado local ou região, contribuindo substancialmente para a formação acadêmico-científica dos alunos envolvidos. Todo o processo de organização da coleção assim como sua manutenção e conservação, além das visitas técnicas realizadas, salienta a importância do herbário HUEMG como uma ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas através da iniciação científica, somados à valiosos conhecimentos no universo da botânica.