A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Artigo
A presente pesquisa recai sobre o pressuposto teórico da importância e necessidade dos vínculos relacionais constituídos entre escola e a comunidade escolar e de como esta relação contribui no desenvolvimento cognitivo e psicológico do aluno. Como objetivo geral, se traz conhecer a/s forma/as de participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem e sua influência no desempenho escolar dos alunos nas séries iniciais dentro dos anos iniciais do Ensino fundamental e ainda busca respostas em torno de questões como identificar a frequência com que a escola os pais participam da vida escolar dos filhos e observar em quais são as situações a escola solicita a presença dos pais na instituição, assuntos esses que foram investigados a luz de autores que tratam do tema. Os resultados assinalaram uma necessidade imprescindível na construção de parcerias entre escola e família no sentido de práticas cotidianas que melhorem o desenvolvimento integral dos alunos. Esta pesquisa assim mostra a importância de se ter um planejamento participativo desde o inicio do ano letivo onde se evidencia que essa relação estudada é benéfica para a escola e a família além de instituir e fortalecer vínculos afetivos de forma a beneficiar o desenvolvimento humano e integral do aluno enquanto protagonista do ensino.