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SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS.

Tipo de Trabalho 

Monografia

 

RESUMO

O objetivo desse estudo de TCC foi o de analisar como a escola vem abordando pedagogicamente a Educação em Saúde na Educação Infantil. Para tanto, nosso foco se deu através das práticas e estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, procurando identificar se tais práticas estão voltadas para a realidade de uma creche da Rede Municipal de Ensino de Juara/MT a partir das diretrizes sugeridas pelos PCNs de Meio Ambiente e Saúde (2001). Para atender aos objetivos de nossa pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, no maternal I, da referida creche, onde os sujeitos da pesquisa foram uma professora, uma técnica em desenvolvimento infantil e a diretora. Dividimos em três etapas sendo: fase exploratória; fase do trabalho de campo; fase da análise e tratamento do material empírico e documental. Na fase exploratória, realizamos um levantamento bibliográfico em literaturas que se dedicam à Educação em Saúde. Na fase seguinte, desenvolvemos a pesquisa de campo, em uma Creche de Educação Infantil no município de Juara, de modo a levantar dados para analisar se existem dificuldades da escola em seguir as orientações dos PCNs de Meio Ambiente e Saúde (2001). Nossa coleta de dados se baseou numa análise documental no sentido de verificar se no Projeto Político Pedagógico da instituição pesquisada consta a temática de Educação e Saúde e se na creche há projetos de saúde inclusos no PPP. O TCC sinaliza no final um enorme desafio entre PCNs e práticas pedagógicas, mostrando o quanto a escola precisa incorporar maior qualificação dos professores de modo que a Educação em Saúde realmente cumpra seu compromisso de construir estratégias didático-pedagógicas para uma qualidade de vida saudável de nossas crianças.