CONCEPÇÕES DOS PAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE PATICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Artigo
A família é o primeiro e mais importante vínculo do indivíduo. A primeira referência de si e do outro. O acompanhamento das atividades escolares da criança pela família é um importante instrumento que pode ser utilizado pela escola para a aprendizagem. Da mesma forma, a escola auxilia a família na formação do indivíduo. Este trabalho tem por objetivo conhecer a concepção que as famílias dos alunos têm sobre o papel que desempenham na formação educacional dos filhos. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista narrativa feita com sete famílias de crianças que frequentam o Pré II da Escola Municipal Tio Patinhas em Novo Horizonte do Norte. As respostas das entrevistas foram analisadas em três categorias que levaram ao conhecimento da ideia que as famílias têm do seu papel na formação educacional dos filhos. Independente do arranjo familiar, todas as famílias percebem-se como sendo a união dos membros. As famílias entendem a sua importância na participação da vida escolar das crianças e o fazem principalmente através das reuniões, do acompanhamento das atividades escolares e tarefas de casa e da comunicação com o professor. Observou-se que quanto mais participativas são as famílias mais elas apresentam críticas quanto á qualidade do ensino oferecido pela escola aos filhos, assim como aquelas famílias que são menos participativas se mostraram mais satisfeitas com a escola.