Back to top

CARACTERIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR COMERCIAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB

Tipo de Trabalho 

Artigo

As Micros e Pequenas Empresas já são as principais geradoras de riqueza no comércio brasileiro, sendo inquestionável a sua relevância na economia nacional. Desse modo, em um mundo regrado pela evolução constante, caracterizar o atual ambiente de negócios e de gestão em que atuam organizações de diversas naturezas, significa analisar aspectos históricos, econômicos e sociais que, sistemicamente, modelaram a estrutura conjuntural global que influencia determinantemente a forma como essas empresas atuam, assim como seus resultados finais. Assim, objetiva-se caracterizar o atual ambiente de negócios e de gestão das micros e pequenas empresas do setor comercial de Tecnologia da Informação da cidade de João Pessoa – PB. Para tanto, utilizou-se de Revisão da literatura pertinente ao tema em estudo por meio do modelo proposto por Leite et al., (2018). Conclui-se que as intensas transformações ocorridas nas últimas décadas forçaram as nações a desenvolver estratégias de atuação fundamentadas, não mais em recursos naturais e sim em capital humano e tecnológico. Tais mudanças, aos quais os ambientes competitivos foram submetidos, provocaram sensíveis alterações na forma como as organizações se relacionavam com o ambiente, assim como nas crenças a respeito das práticas de gestão adequadas para a obtenção do sucesso empresarial.