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ESTRÁTEGIA DE MARKETING INTERNO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ÓPTICA DO DOCENTE

Tipo de Trabalho 

Artigo

ESTRÁTEGIA DE MARKETING INTERNO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: OPTICA DO DOCENTE

 

                                                                      Amanda de Melo Alves de Oliveira1

                                                                           Alyne Bento de Lima Brianezzi 2

RESUMO

Uma das principais preocupações das empresas atualmente está em atrair, selecionar e manter seus clientes, e o mesmo desafio ocorre quando se trata dos colaboradores dentro da organização. Com as Instituições de ensino Supeior (IES) não seria diferente. Elas se diferenciam de uma empresa quanto aos fins, mas os meios devem ser iguais às estratégias usadas dentro das organizações. Trabalhar o aspecto motivacional, alinhar e integrar os objetivos organizacionais com os do colaborador não é uma tarefa fácil. Um colaborador insatisfeito com o trabalho ou com o próprio produto da empresa pode gerar uma contrapropaganda, criando uma imagem negativa de descontentamento e desmotivação. Surge então a necessidade do uso dos conceitos do endomarketing, que tem como objetivo construir relacionamentos e lealdade com o público interno, de modo a reter, harmonizar e fortalecer essa relação entre o funcionário e a organização, melhorando assim a sua imagem e o seu valor de mercado. Outro fator importante para a implementação desta ferramenta é a comunicação, para a inclusão do publico interno faz-se necessário uso da informação corporativa e a empresa deve manter um bom nível de comunicação com seus colaboradores. Este artigo tem como objetivo geral investigar a percepção dos docentes em relação ao endomarketing em instituições de ensino superior. O método utilizado constitui natureza bibliográfica e de campo. A coleta de dados deu-se por meio de formulário estruturado, com questões fechadas e abertas. Após a análise de dados, verificou–se que a IES aqui estudada aplicam algumas das ações de Endomarketing  descritas neste artigo. Conclui-se que as IES vêm colocando em prática o endomarketing e que este tem sido percebido pelo corpo docente de forma positiva.