ADEQUAÇÃO DE UMA AVENIDA PRINCIPAL NO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS COM O USO DE ADITIVO ESTABILIZANTE DE SOLO
Artigo
Estabilizar um solo é atribuir-lhe uma estabilidade volumétrica e desta forma atender à capacidade de resistir e suportar as cargas e os esforços produzidos pelo tráfego comumente aplicados sobre o pavimento em qualquer época do ano. Assim, pondera-se que a estabilização de um solo abrange todos os procedimentos naturais e artificiais empregues ao solo, com o escopo de melhorar suas características de resistência, bem como, assegurar a continuidade destas melhorias no tempo de vida útil das obras de engenharia. O presente artigo tem por objetivo apresentar o planejamento de adequação da camada de base de um trecho da Av. Buriti com o uso de um aditivo estabilizante de solo, o que consiste na adição de uma determinada substância ao solo, de modo a estimular mudanças que influenciam as propriedades de resistência mecânica, permeabilidade e deformabilidade deste, atingindo-se, então o objetivo de estabilizá-lo. Utilizou-se uma comparação do uso do estabilizante no ano de 2006 em uma Avenida em Manaus, comprovando-se visualmente que até hoje não houve ocorrências de trincas, rachaduras ou buracos após a reconstrução de sua camada de base com o uso do aditivo estabilizante de solo, verificando-se assim, que 10 anos depois não houve necessidade de reparos profundos em seu pavimento, asseverando que o uso do estabilizante obteve êxito ao ser usado na reconstrução da camada de base. Pontua-se que os ensaios realizados à época comprovam que o CBR do solo natural era de 17%, e com os ensaios realizados com o aditivo estabilizante de solo o CBR aumentou para 107%, salientando-se que o solo com resistência inferior não resistiria a 10 anos de tráfego pesado sem a ocorrência de rachaduras ou buracos em sua estrutura, ocasionando gastos excessivos e repetitivos em sua reconstrução.