PESQUISA DA PRÁTICA DOCENTE E FENOMENOLÓGICA NA EDUCAÇAO INFANTIL
Esses momentos foram efetivados numa instituição localizada no município de Juara-MT com o objetivo de intensificar de forma concreta a analise entre o estudo da teoria e prática para crianças nessa faixa etária e que essas vivências em sala de aula contribuem, por exemplo, o que o ambiente de Educação Infantil vem a propiciar a minha formação acadêmica. Pesquisei as práticas dentro do conceito de Educação Infantil que na atualidade após sofrer várias modificações saindo de uma tendência assistencialista hoje integra a educação básica, onde é considerada a sua primeira etapa. O conceito de cuidar e educar, como ações integradas e inseparáveis, está presente na nova concepção de educação infantil e suas práticas pedagógicas. Atualmente, a criança é vista como uma cidadã, inserida culturalmente no grupo em que vive, com direito a ter suas necessidades físicas, cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais atendidas. . Usei a metodologia de observação do espaço escolar, entrevistas, leituras de artigos disponíveis na internet, levantamento bibliográfico bem como a entrevista direcionada a professores da Educação Infantil