Back to top

Alimentação saudável e exercícios físicos na terceira idade

A prática de atividade física e a alimentação saudável trazem benefícios em todas as idades na vida do ser humano. Na infância, por exemplo, é importante para que a criança se desenvolva e cresça de forma saudável, tanto o seu lado físico (corpo) como o psíquico (mente).  

Na velhice, essas práticas também são muito importantes e essenciais para manter a qualidade de vida e o bem-estar. Além disso, praticar atividades físicas regularmente e se alimentar de forma saudável, contribui para a saída do sedentarismo, prevenção de perda óssea, manutenção da força muscular e combate doenças como diabetes, osteoporose, hipertensão e até mesmo depressão.

As articulistas Camilla Afonso Nepomuceno e Rafaela Bandeira Andrade publicaram recentemente um artigo na nossa Revista que fala sobre esse assunto. O tema do trabalho é: “A IMPORTÂNCIA DA DIETA SAUDÁVEL ASSOCIADO A EXERCÍCIOS DE RESISTÊNCIA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS”.

Confira o resumo do trabalho:

O idoso pode ser definido, segundo a lei, como qualquer indivíduo com idade superior a 60 anos. Do ponto de vista biológico é um corpo degradado pelo acúmulo de diversas reações, que necessita de maiores cuidados e atenção. No Brasil, 15 % da população é idosa e esse número cresce constantemente, merecendo cada vez mais atenção. A prática de exercícios físicos somados a uma alimentação saudável são características essenciais para garantir uma melhor qualidade de vida e trazer diversos benefícios para os idosos. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar a prática de exercícios de resistência somados a uma dieta saudável, a partir dos dados presentes na literatura. Para tal, foi realizada a busca em diversos bancos de dados visando obter as informações. Ao total foram coletados mais de 19 mil trabalhos, após o processo de seleção, 9 trabalhos foram selecionados para esta revisão. Foi observada que a prática de exercícios físicos de resistência somados com uma alimentação saudável resultou na melhora do tônus muscular, resistência muscular, redução de gordura, aumento da massa magra, melhora da circulação e oxigenação, redução do risco de doenças, melhora nos fatores sociais e psicológicos. Portanto, tais práticas são essenciais para garantia da qualidade de vida em idosos, permitindo uma maior longevidade e mais saúde e disposição.

Artigo na íntegra: A IMPORTÂNCIA DA DIETA SAUDÁVEL ASSOCIADO A EXERCÍCIOS DE RESISTÊNCIA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS