Back to top

A AUDITORIA É NECESSÁRIA NAS COMPANHIAS ABERTAS?

As companhias abertas são empresas que possuem capital dividido em ações e que oferecem essas ações ao público em geral, normalmente negociadas em bolsas de valores. Essas empresas têm o capital social formado, em parte, pelo investimento do público, que adquire suas ações, tornando-se acionista e, portanto, coproprietário da empresa. 
 
Nos dias atuais, as companhias abertas têm se dedicado bastante para que estejam conforme as leis e mediante a isso é importante ressaltar a importância do auditor. A auditoria garante a transparência e a confiabilidade das informações financeiras que elas apresentam aos investidores, acionistas e ao mercado em geral, através da gestão de riscos, cumprimento de normas e valorização da empresa. 
 
Em nossa Revista Acadêmica existe um artigo falando sobre este assunto, mais precisamente sobre a importância de uma auditoria externa nessas empresas, que trabalham com a contabilidade privada. A autoria é de Leonardo Costa do Carmo e o tema do trabalho é: “A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA EXTERNA PARA AS COMPANHIAS ABERTAS S/A”.
 
Confira o resumo do trabalho:
No Brasil, há leis que regulamentam a contabilidade privada, dentre as quais, destaca-se a Lei 6.404/76, que gera a obrigatoriedade de as companhias abertas serem auditadas. Além disso, essa lei discrimina tudo que uma entidade aberta necessita para ser contabilizada. Nesse contexto, pode-se ressaltar que esta obra irá abordar essa norma sobre este aspecto, bem como evidenciará a importância da Auditoria para que agentes externos tomem decisões sobre a companhia, enfatizando o papel fundamental do Auditor na aplicação de seus conhecimentos para emissão de uma opinião sobre as demonstrações financeiras. Desse modo, o parecer contábil é fundamental para a empresa, pois auxilia seu relacionamento com os stackholders.