Back to top

Impacto da pandemia no analfabetismo funcional

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças repentinas na vida de todo mundo e uma das áreas que mais sofreu com o impacto foi a educação. Os profissionais da Pedagogia tiveram que se reinventar de maneira rápida para dar continuidade ao processo de aprendizagem. Quando a pandemia passou e começamos a retornar à normalidade, o desafio para manter a qualidade de ensino continuou.

Em nossa Revista Acadêmica existe um artigo relacionado a esse assunto. A autoria é de ANA VITÓRIA PEREIRA VIRGÍNIO e o tema do trabalho é: “GÊNEROS LITERÁRIOS E O USO DA LINGUAGEM NO COMBATE AO ANALFABETISMO FUNCIONAL EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA E OS SEUS DESAFIOS”.

Confira o resumo do trabalho:

O presente estudo busca investigar o analfabetismo funcional, o qual surge em variadíssimo contexto, bem como tem o intuito de investigar possíveis impactos da pandemia covid-19 na alfabetização de crianças de escolas brasileiras. Enfatizando os demais problemas existentes, verificando estratégias tomadas para a continuidade do ensino e observar a existência de possíveis reflexos dessa nova condição, através de dados coletados por meio do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que mostrou incapacidade para realizar habilidades básicas, tais como escrever, interpretar e parafrasear textos, além de realizar cálculos matemáticos. Mostra ainda algumas dificuldades existentes na vida adulta dos citados analfabetos funcionais.

Artigo na íntegra: GÊNEROS LITERÁRIOS E O USO DA LINGUAGEM NO COMBATE AO ANALFABETISMO FUNCIONAL EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA E OS SEUS DESAFIOS