Back to top

QVT - o que é e qual sua importância nas empresas.

A sigla QVT significa Qualidade de Vida no Trabalho. Basicamente funciona como um índice que mede a satisfação dos funcionários em seu ambiente de trabalho durante o tempo de serviço. Como indicadores de QVT vale destacar: o grau de satisfação com a função desenvolvida, a flexibilização do horário de trabalho, o clima organizacional, o plano de carreira e as oportunidades de crescimento.

A Qualidade de Vida no Trabalho é de extrema importância não só para os trabalhadores, mas também para a empresa como um todo. Isso porque quando os funcionários estão em um bom ambiente de trabalho - o que contribui para sua saúde física e mental, a tendência é aumentar a produtividade e trazer mais resultados à empresa.

A articulista THAÍS GONÇALVES DA SILVA publicou recentemente um artigo na nossa Revista que fala sobre esse assunto. O tema do trabalho é: “A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES”.

Confira o resumo do trabalho:

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) envolve tanto aspectos físico e ambiental, quanto aspectos psicológicos. Uma melhor qualidade de vida pode impactar de forma positiva no desempenho dos trabalhadores. A QVT se preocupa com o fornecimento de um local de trabalho mais adequado, benéfico e fundamental para a atividade de qualquer organização e seria mais do que um benefício para o colaborador, mas também um fator necessário para a sobrevivência da empresa, pois a satisfação dos trabalhadores também influencia no desempenho e sucesso da organização. A qualidade de vida no trabalho deve envolver a avaliação do nível de saúde dos funcionários, estilo de vida e clima organizacional como um todo e não há um padrão satisfatório de qualidade de vida no trabalho para todos, já que cada pessoa tem sua própria necessidade a ser atingida, colocando em evidência a importância das necessidades pessoais dos trabalhadores para que a organização tenha sucesso. Assim, é importante que as empresas se preocupem com a QVT de seus colaboradores, uma vez que práticas inapropriadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e, consequentemente, na saúde financeira da empresa.

Artigo na íntegra:  A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES