Back to top

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL A BAIXO CUSTO

Tipo de Trabalho 

Monografia

Este trabalho visa fazer uma proposta de implantação de alguns sistemas de automação residencial a baixo custo visando residências e famílias da classe média brasileira, também visando eficiência energética mostrando economia de gastos na conta de energia elétrica se caso haja a instalação dos equipamentos mostrados na proposta de implantação.

A automação residencial representa conforto na manipulação e controle de tarefas caseiras cotidianas como acender uma lâmpada ou controlar a casa como um todo, como também substituir todos controles remotos de aparelhos, como televisão, som, ar condicionado e ter a possibilidade de controlar remotamente toda a casa via internet pelo celular.

Para facilitar a apresentação da proposta objetivo dessa pesquisa será adotado modelos padrões levantados de estudos e pesquisas já realizados para chegar a tais definições. Serão definidos de forma padrão, um arranjo familiar padrão, um salário médio padrão e por meio de levantamentos concretos a média de consumo de energia elétrica médio por unidade consumidora.

De posse dos padrões definidos serão apresentadas as propostas mostrando a viabilidade de implantação, custo efetivo de implantação, o percentual de comprometimento da renda familiar e um levantamento de percentuais de economia de energia comparado com o levantamento apresentado.

Todos objetivos a que esse trabalho propôs realizar foram atendidos mostrando tais propostas de implantação e sugestões de melhoria para trabalho posteriores.