Back to top

Menssagem de erro

Notice: Undefined index: und em rce_qualis_capes() (linha 66 de /home/semana/public_html/sites/all/modules/custom/rce/rce.formatters.inc).

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA NA TENSÃO DE CURTO CIRCUITO A PARTIR DO CONTROLE TÉRMICO POR SISTEMA DE ARREFECIMENTO CONVECTIVO EM PAINEL FOTOVOLTAICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Atualmente existe uma disseminação do sistema fotovoltaico On-Grid, após ótimos incentivos do governo. O número de novas conexões na rede de sistemas fotovoltaicos tem crescido de forma animadora para o cenário das fontes de energia alternativas. Entretanto, a potência de saída tem influência direta com a temperatura de funcionamento da placa. Como a eficiência de conversão de energia luminosa para energia elétrica não é superior a 20%, adequar o sistema para que seja o mais eficiente possível e assim gerar a potência máxima do sistema é ideal para garantir melhor aproveitamento da geração. Com o controle térmico a partir de um sistema de arrefecimento que despeja água sobre a superfície da placa e tem a finalidade de aumentar a troca térmica da placa por meio da convecção forçada gerada entre o fluído e a superfície, constatou-se um ganho na tensão de curto circuito (Voc) maior que 1V e como consequência aumento da potência de saída do sistema.