AQUISIÇÃO DA ESCRITA PARA CRIANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO
Artigo
Hoje em dia, um dos maiores desafios encarados na área da educação infantil é o de conseguir harmonizar-se à sala de aula uma prática pedagógica que atenda às necessidades das crianças que já estão vivenciando o processo de aquisição da escrita. Debatendo sobre esse procedimento, e também a respeito da importância dafunção que cumpre a escrita infantil, tenta-se diminuir as soluções para a questão, elevando algumas propostas práticas quese baseiam nas relações encontradas. Nesse entendimento um principal aspecto a ser destacado é a importância histórica da formação educacional da escrita no ensino infantil brasileiro, a questão sobre como superar o dualismo entre as dimensões afetiva e cognitiva nos processos de alfabetização e escrita. Com isso, qual melhor corrente teórica a explicar o processo de aquisição da escrita para crianças de alfabetização na escola e no processo de formação alfabética mais eficiente?
No Brasil, onde o processo de aprendizado e escrita se concretiza através da estrutura dos sistemas educacionais original, para garantir que determinados procedimentos são concretizados, de acordo com a história, por meio do desenvolvimento das ações de aprendizado, a ressignificação do ensino da língua escrita; a reconstrução da dinâmica escolar e das práticas pedagógicas.