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A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O acesso à educação é direito de toda criança, adolescente ou adulto, independente de suas capacidades cognitivas. A Constituição do Brasil afirma que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Desse modo, a educação inclusiva parte dessa premissa, buscando garantir que cada um possa alcançar a plenitude de seu existir e assim participar ativamente na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de qualidade.  Primeiramente a escola deve estar adequada à criança, jovem ou adulto, conforme relatado na experiência descrita anteriormente. É necessário dispor de profissionais capacitados, em quantidade adequada à demanda, e espaços específicos a determinadas necessidades. A escola deve também respeitar os limites do educando e desenvolver uma real integração social na comunidade em que vivem. É necessário dar boas-vindas a esse aluno, sem questionar suas possibilidades ou dificuldades.   De todo modo, ainda existe resistência por parte das escolas em adotar políticas de inclusão.