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AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE SALVADOR: COMO CRIAR UMA PROPOSTA EFICAZ

Tipo de Trabalho 

Artigo

Vive-se na sociedade do conhecimento, na qual conhecer os códigos da linguagem escrita tornou-se algo imperioso. Nesse contexto a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi se definindo como uma educação voltada para população pobre, apenas aprender a ler e escrever, pautada em avaliações de cunho meramente numérico, quando deveria ter caráter reflexivo voltado a tomada de decisões. Assim, o objetivo desse artigo é refletir acerca das avaliações externas da EJA, na cidade de Salvador, visando à promoção de uma avaliação que respeite o perfil tão específico dessa modalidade, valorizando, principalmente, experiências de vida. O que se propõe é uma avaliação sistematizada, tendo como elementos basilares a mediação, ou seja, enquanto uma relação dialógica que concebe o conhecimento como apropriação do saber imbricado com ação-reflexão-ação. O presente artigo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, em que foi utilizado como estratégia, o tipo de pesquisa bibliográfica. Conclui-se as práticas avaliativas sugeridas junto a cidade de Salvador, só se completará com a possibilidade de apontar caminhos mais adequados para a construção do conhecimento, bem como reflexões contínuas sobre a realidade, para que na prática consiga desempenhar de fato sua função social e política junto a EJA.