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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO GUEDES DE QUEIROZ SITUADA NA CIDADE DE MANAUS-AM/BRASIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

O processo de desenvolvimento da industrialização e urbanização levou à degradação ambiental e ao declínio gradativo da qualidade de vida da população mundial. Na Amazônia, esse processo adquire fundamental importância, em especial no contexto dos recursos hídricos nos espaços urbanos e uma das ações mais necessárias para se construir mecanismos de gestão das águas é a ação educativa.  Nesse sentido, a educação ambiental reflete a importância de atribuir relevância à participação individual e coletiva na manutenção do ciclo natural da vida em todas as suas dinâmicas de construção e aplicação. Desta forma, as instituições de ensino têm a responsabilidade de capacitar e orientar alunos e comunidades para melhor compreender seus conceitos culturais e ampliar o sentido das ações no contexto das práticas de educação ambiental. Considerando esse contexto, o tema selecionado para essa pesquisa foi o uso sustentável da água, tendo por objetivo principal a análise das percepções ambientais de alunos do Ensino Fundamental de Manaus, Amazonas, sobre essa temática na Amazônia. A pesquisa descritiva teve enfoque quali-quantitativo e foi realizada por meio de plataformas digitais com alunos da Escola Municipal Francisco Guedes de Queiroz. O trabalho desenvolvido compreendeu o total de 89 alunos de 6° e 7° ano e um grupo menor com 5 alunos do 6º ano. Foi aplicado um questionário, com perguntas estruturadas, objetivas e subjetivas, enviado pela plataforma Google Forms para os celulares dos responsáveis dos discentes. Os resultados demonstraram que a percepção dos alunos sobre o tema ainda é limitada, mas já reflete uma visão sobre a necessidade da proteção ambiental. As atividades de Educação Ambiental são fundamentais para a inserção de temas vivenciados pelos alunos na construção do conhecimento e da cidadania.  Este tema enfatiza a necessidade atual da educação ambiental em um ambiente sistematizado, que desperte o interesse de alunos, trazendo benefícios para a sociedade, e que tenha como objetivo formar um cidadão responsável.  Portanto, para realizar a educação ambiental no cotidiano escolar, o ensino-aprendizagem devem se basear no conhecimento real, na vivência e na convivência dos alunos, e buscar desenvolver a consciência crítica e habilidades na comunidade escolar.