ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO
Artigo
O estudo teve o objetivo de elucidar sobre o endomarketing na gestão de forma que se compreenda como ocorre e sobre as ferramentas que podem ser utilizadas para que os colaboradores estejam engajados em suas atividades de tal forma que espelhe suas satisfações nos clientes externos, beneficiando assim a gestão/organização. Sua metodologia proposta ocorreu de forma descritiva e bibliográfica com viés em outros autores que possuem suas obras relacionadas. Diante das modificações e demandas de mercado para a busca de uma clientela maior as empresas da atualidade estão direcionando investimento para seus primeiros clientes “os colaboradores”. Desse modo os que participam da organização estão entrelaçados em ferramentas que integram ao endomarketing como a comunicação, motivação, engajamento e feedback. Essa forma de gerir permite que os gestores possam estar trazendo para si os colaboradores de forma que compreendam sua importância e potencialidades, em um conjunto de ações tomadas a gestão tem como o retorno uma melhoria e um melhor desenvolvimento tanto no comportamento e relações organizacionais como um retorno positivo e satisfatório dos clientes.