ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES
Artigo
Este trabalho traz relatos de observações e experiências vivenciadas na realização do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia em uma turma de 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola Estadual de um município mato-grossense. Com a prática é possível atingir os máximos significados dos conceitos trabalhados em sala de aula, durante o curso, e os encadeamentos complexos deles decorrentes, impossíveis de serem verificados apenas na teoria. Assim, muitos questionamentos surgem, e, muito o estagiário aprende fora do ambiente acadêmico, o que contribui para uma grande interação e troca de informações entre ensino-aprendizado. Uma proposta de trabalho organizada de forma participativa e inclusiva voltada à aprendizagem trouxe à nossa intervenção um resultado positivo, promovendo aos alunos um aprendizado interessante e de qualidade. Estamos vivendo um período muito importante na educação, que é o de qualificar as escolas e professores, construindo mudanças nas políticas educacionais voltadas para este segmento. Aos que estarão iniciando agora sua vida profissional na área da Educação, que diante destes novos ensinamentos tornem-se entusiasmados e divulgadores dos resultados, que sabemos, são positivos.