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ESTUDO TEÓRICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ESPORTE DA MENTE POKER COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Tipo de Trabalho 

Artigo

As discrepâncias existentes entre os conteúdos ministrados nos cursos de Administração e as atuais práticas de mercado constituem um dos principais paradoxos dos modelos de ensino e aprendizagem, podendo também dificultar a caracterização do Administrador. Diante disso, cresce a demanda pela revisão dos modelos tradicionais de ensino e a necessidade de elaboração de novas práticas pedagógicas, tais como o uso de abordagens lúdicas, com diferentes tipos de jogos que podem ser usados como recurso didático e de desenvolvimento de habilidades voltadas para a solução de problemas do mundo real. Compreendendo o Poker como uma dessas abordagens, o objetivo desse artigo é identificar, sob o aspecto teórico, as competências administrativas que podem ser desenvolvidas através da prática desse esporte da mente, colaborando na fundamentação de premissas que apoiem futuras investigações empíricas. Como procedimento metodológico, optou-se por realizar uma pesquisa teórica, de natureza bibliográfica, partindo da utilização de livros e periódicos que tragam relatos e evidências das habilidades mais comumente atribuídas ao Poker e que possam ser relacionadas à Administração. Percebeu-se que o Poker é mais comumente relacionado a habilidades como gerenciamento de impressão, controle emocional e mensuração do risco no processo de tomada de decisão, oferecendo assim um direcionamento importante para futuras pesquisas empíricas.