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EVASÃO ESCOLAR OU SELEÇÃO SOCIAL DO SISTEMA EDUCATIVO?

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar quais os fatores que tem contribuído para a evasão escolar dos alunos do Ensino Médio noturno. A pesquisa qualitativa teve como instrumento de coleta de dados a entrevista com uma amostra de dez alunos, um coordenador pedagógico e o diretor de uma escola estadual do município de Juara/MT.  Os roteiros de entrevistas semi estruturados permitiram analisar qual a relação entre a evasão escolar e a realidade de vida do aluno, bem como os motivos que levaram os alunos a evadirem da escola. O resultado deste estudo mostrou que o atual modelo de “escola para todos” precisa passar por mudanças no intuito de reduzir o alto índice de desistência, principalmente no turno da noite, que nesta escola é superior a 50%, e ser um espaço de ampliação de conhecimentos, interação social e qualificação profissional. A escola deverá planejar novas estratégias de combate à evasão. Uma sugestão que talvez possa contribuir para a redução do alto índice de evasão nesta escola seria uma maior aproximação entre educadores e educandos, por meio de um diálogo franco, aberto e solidário. Isso porque, dentre os fatores de abandono aos estudos elencados pelos estudantes estão: a não valorização pela escola do universo cultural do aluno através do uso de uma linguagem diferenciada, os elementos afetivos na relação professor/aluno e a defasagem de aprendizagem trazida das séries anteriores.