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FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAR AS RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO: O objetivo do presente trabalho é analisar se os professores possuem formação para trabalhar as relações raciais na Educação Infantil, com o intuito de, ao menos, minimizar o preconceito racial. Desenvolvemos a pesquisa com a abordagem qualitativa, utilizando a observação em uma sala de Pré II, o questionário e entrevista com professores e coordenação, e a análise do projeto Político Pedagógico. Buscamos analisar, qual é a relação entre alunos negros e brancos, quais são as atitudes racistas percebidas pelos professores, bem como, qual é a intervenção que é feita. Além disso, questionamos se a sua formação inicial contribuiu ou não para trabalhar esta questão e, se existe uma formação continuada na escola, que dê o apoio necessário para que estejam formados e informados sobre o assunto. Por perceber a sociedade racista em que vivemos, e mais ainda, por ter presenciado uma atitude discriminatória na sala de aula de Educação Infantil na qual lecionei, interessei-me por pesquisar sobre este tema. E, por perceber que precisamos, cada vez mais, estar bem formados e informados para poder, através das intervenções, fazer com que o preconceito racial seja eliminado do espaço escolar e, consequentemente, da sociedade. Com a análise dos dados, observamos a existência do preconceito racial, onde a maioria dos professores afirmou que sua formação contribuiu para trabalhar em sala este tema. Entretanto, percebemos algumas contradições, haja vista que na entrevista alguns responderam que a instituição oferece formação continuada que aborda este assunto e, em contrapartida, outros responderam não haver formação neste aspecto.