Back to top

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO EM PACIENTES COM TDAH.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Atualmente, os alunos portadores e diagnosticados com TDAH nas escolas da rede pública
e particular, têm recebido um tratamento diferenciado na maioria dos casos em suas
avaliações escolares (parecer descritivo). No estágio supervisionado clínico do curso de
Psicopedagogia Clínica e Institucional realizado nesta instituição, que servirá de base neste
artigo, observaram-se algumas peculiaridades e situações advindas dos alunos com TDAH em
sua rotina escolar. O TDAH também é visto por alguns grupos de pais como uma “doença da
moda”, ou seja, todo aluno que apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, tem como
principal problema o diagnóstico de TDAH. A possibilidade de um tratamento alternativo
para o TDAH envolvendo atividades de raciocínio lógico, principalmente o jogo de xadrez,
serão analisados nesse artigo, tentando-se assim estabelecer situações para que atividades de
jogos de raciocínio sejam consideradas como alternativas e possibilidades para o tratamento
do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.