A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E UM ENFOQUE SOBRE A PARTICIPAÇAO FAMILIAR NA ESCOLA.
Artigo
Sabemos que a afetividade no ambiente escolar contribui para o processo do ensino e sabemos que o professor não apenas transmite conhecimentos, mas também quando ouvem os alunos ele estabelece uma relação mutua de troca de experiências e vivências, por isso é preciso um ambiente onde se expõe opiniões, dando respostas e fazendo opções pessoais alem de desenvolver a afetividade; e deve se discutir a capacidade do aluno, elogiar seu trabalho, reconhecer seu esforço e motivá-lo, são princípios que estimulam e fortalecem as formas cognitivas de ligação afetiva que se externam em aprendizado. Através de algumas experiências vividas com as crianças, percebo o quando são carentes, tanto em diálogo como em carinho. Parto assim para a construção da pesquisa tendo como embasamento teórico as relações de desempenho pedagógico e de afetividade no sentido de perceber a contribuição desses fatores no ensino aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico e tendo como aparato a observação na Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes no município de Juara, estado de Mato Grosso