Back to top

INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO ENSINO -APRENDIZAGEM

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo tem como tema a influência da motivação no processo ensino-aprendizagem, recorrendo a métodos importantes para solucionar os problemas que dificultam ou impedem o aprendizado do indivíduo, e trabalhar a importância do hábito pelo estudo, enquanto aluno primário, pois é onde precisa de uma base para prosseguir sua aquisição de conhecimento. Dados da pedagogia mostram informações notáveis reveladas em última análise, a uma mudança de comportamento por meio de um processo de aprendizagem, o que é preciso levar em conta a postura do próprio educador em harmonia com a sociedade, retratando assim a motivação e trabalhando o lado psicológico dos alunos para suplantar os desafios. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica com as contribuições de alguns autores como PIAGET(1896), AUSUBEL(1918) e FREIRE(1996) entre outros, procurando aprimorar técnicas de desenvolvimento eficazes na vida desses alunos. Sendo necessário conhecermos a realidade dos mesmos, as suas limitações, as causas de não aprendizagem e até mesmo os seus desejos, possibilitando uma avaliação responsável e efetiva, compreendendo os aspectos anteriormente especificados, para que possamos dar oportunidades que resultem na construção do seu próprio conhecimento. A atuação dentro desse contexto terá como desígnio proporcionar condições aderentes ao desenvolvimento de relações interpessoais, procurando inserir os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, trabalhando os aspectos fundamentais nas Áreas: Emocional, Cognitiva e Perceptivo-Motora, contar com a colaboração da família e equipe escolar que servirão de auxílio para ampliar o olhar em torno dos conceitos abordados durante todo processo realizado. A influência na aprendizagem deve ser vista como algo aprazível e satisfatória. Junto a isso, a escola tem um importante papel de desenvolver da melhor forma possível este ofício, despertando assim em cada um, o desejo e a capacidade de construir uma sociedade afetiva e igualitária para todos.