A LIDERANÇA E A MOTIVAÇÂO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS: REFLEXOS POSITIVOS PARA ADMINISTRADOR, SERVIDOR E USUÁRIO
Artigo
O presente artigo abrange a liderança do administrador voltada para a satisfação de todos os envolvidos na prestação e fornecimento de serviços públicos, mediante reflexão sobre a motivação como ferramenta para tratar com mais atenção e cautela a qualidade de vida dos servidores e, por via de consequência, o reflexo no contentamento dos serviços prestados à sociedade. Desta forma concretiza o objetivo geral explorar, mediante revisão bibliográfica, a importância da motivação dentro das organizações públicas, para compreender como esta pode contribuir para a satisfação e, consequentemente para o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica, que se apresenta, quanto aos fins, como pesquisa exploratória e descritiva. Exploratória porque o ponto de partida se dá mediante suposições inspiradas em uma revisão da literatura e, descritiva, pois expõe características de determinada população. As buscas se deram por meio do Google Acadêmico, no período de maio a agosto de 2022, com contextos atuais no idioma português e publicados no recorte temporal de 2011 a 2021. Entende-se com as pesquisas que o líder, precisa compreender que somente através de priorização um plano que envolva sua clientela interna, mediante comunicação, clima, informações básicas e motivação, surgirá resultados que alcance a melhoria e satisfação de todos. Conclui-se, assim, evidenciando a importância do gestor, que ao se tornar líder em sua atuação, pode alcançar a motivação e consequentemente a satisfação e colaboração do seu colaborador/servidor, permitindo a concretização da QVT.