MODELO DIDÁTICO PARA ENSINO DE RESPOSTA HIDROLÓGICA EM UMA PARCELA EXPERIMENTAL
Artigo
A contaminação de águas superficiais e subterrâneas ocorre, principalmente, durante o processo de chuva-escoamento, sendo fundamental analisar o mesmo para compreender a poluição de corpos hídricos ocasionada por diferentes fontes. O objetivo desse trabalho é analisar essa relação de chuva-escoamento em uma parcela experimental de forma didática para diferentes disciplinas da graduação do curso de geografia. Para isso, foram construídos conjuntos experimentais e um sistema de irrigação que possibilitasse a simulação de chuvas. A pressão escolhida foi 2 bar, gerando uma intensidade média de chuva de 25,37 mm h-1 e 33,94 mm h-1 para os conjuntos 1 e 2 respectivamente. Além disso, observou-se uma quantidade mínima para gerar escoamento de 5,9 mm para o conjunto 1, e 5,2 mm para o conjunto 2. Observou-se também forte influência do vento na distribuição das chuvas e no monitoramento da vazão em cada parcela experimental. Com esta proposta, pretende-se aprimorar o processo de ensino-aprendizagem a partir da metodologia de experimentação, possibilitando a aprendizagem significativa e o pensamento crítico em aula.