O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET NA MODALIDADE CONCOMITANTE DO IFRO – CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE
Artigo
Neste artigo vamos tratar do tema Currículo na Educação Profissional e Tecnológica e sua relação com as Políticas Educacionais no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. Com a implementação da Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação do Brasil, houve um processo de criação de um currículo que se relacione com políticas públicas voltadas a essa modalidade de ensino. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a relação das políticas educacionais com a organização curricular do curso de Informática para Internet, modalidade concomitante EaD, ofertado no âmbito do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte verificando se o número de disciplinas e a carga horária são suficientes para que os educandos possam ter uma boa formação profissional. O estudo ocorreu por meio da pesquisa documental, descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, sendo realizada uma análise com base em autores que tratam da temática. A partir dos resultados foram apontadas sugestões de melhorias com o intuito de suscitar a reflexão acerca da reorganização da matriz curricular do curso.