O DESAFIO DE SER UM PROFESSOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Artigo
Compreender a educação inclusiva como a garantia de um direito humano, amplia as possibilidades de enxergar nas diferenças as potencialidades dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial. Neste cenário, se desenvolve o perfil do professor, que em sua atuação se depara com inúmeros desafios, no exercício de sua profissão. Neste sentido, o presente artigo, apresenta como objetivo, verificar como está ocorrendo o trabalho pedagógico com os estudantes elegíveis aos serviços da educação especial, em uma sala comum dos anos finais do ensino fundamental. A fim de alcançar o objetivo proposto, a metodologia escolhida, considerou uma abordagem qualitativa, por meio da realização de um estudo de caso, com uma professora dos anos finais do ensino fundamental, na qual foi realizada, para fins de técnica de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada utilizando um instrumento previamente estabelecido, por meio de um roteiro de perguntas. Os resultados apontaram a compreensão de que o trabalho pedagógico realizado com os estudantes elegíveis aos serviços da educação especial nos anos finais do ensino fundamental, caminha de maneira satisfatória e positiva, buscando se fundamentar na efetiva parceria entre professor do ensino regular e professor de educação especial, na busca de desenvolver nos alunos supracitados, potencialidades a partir da consideração de suas especificidades.