Back to top

O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA LÚDICA COMPLEMENTAR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O interesse desenvolvido neste Artigo Científico surgiu a partir da importância do processo do ensino da matemática, pois atualmente há uma grande dificuldade no aprendizado da disciplina, desta forma, o professor adaptou uma ferramenta lúdica complementar de aprendizado, utilizando-se como instrumento o jogo de xadrez, como alternativa de didática, para o desenvolvimento intelectual e valendo-se para melhor compreensão da disciplina dentro da sala de aula, gerando como consequências o desenvolvimento do raciocínio lógico, memorização e concentração do aluno. Nesse contexto, o objetivo geral é dinamizar o jogo de xadrez como instrumento de ensino e aprendizado atrelado a matemática. Especificamente, procuramos: analisar de forma reflexiva as consequências de como jogo do xadrez favorece no aprendizado da matemática, desenvolvendo técnicas de raciocínio lógico e memorização; evidenciar o papel do professor em fornecer alternativa de ensinamentos lúdicos dentro da sala de aula, a exemplo do jogo de xadrez; verificar a importância das consequências deixadas pelo ensino alternativo do jogo do xadrez nas habilidades diversas da matemática; desta forma, esta pesquisa está fundamentando-se em autores como Fadel & Mata (2010), Penteado; Coqueiro; Hermann (2011), Pereira; Lôbo; Santos (2013), Silva (2009), Souza (2007).