Back to top

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO: Vários foram os estágios que a educação passou para se obter uma forma de gestão. Tendo em vista que as leis que regem a educação preconizam o papel do gestor, para tanto o objetivo desta pesquisa consiste em investigar de que forma vem sendo desenvolvido o papel do gestor escolar na educação infantil na Escola Maria Malfacini Riva no município de Juara. O trabalho contou um aprofundamento teórico sobre a temática proposta, na qual está apoiado em teóricos como Paro (2008), Valerien (1993), Weber (2004), Szymanski (2003). O levantamento dos dados foi organizado através de um questionário com questões abertas e fechada direcionada ao diretor da escola e aos pais dos alunos com intuito de verificar se o gestor tem desenvolvido sua função que atenda os objetivos da unidade escolar alvo. Após a análise dos dados coletados por meio dos questionários e confrontado com o levantamento teórico sobre o papel do gestor foi constatado que a escola pesquisada apresenta um sistema de gestão, onde o gestor conta com apoio da comunidade escolar, porém apresenta pequenas dificuldades de relacionamento interpessoal. Por fim, algumas considerações apresentando os principais problemas dessa gestão propondo de como resolver ou pelo menos amenizar esses problemas.