PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS E POSSIBILIDADES PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM SALA DE AULA.
Artigo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as reflexões construídas a partir da análise dos materiais de formação do professor (a) elaborado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Ministério da Educação. A investigação centrou-se na análise das propostas e possibilidades para leitura e escrita apresentadas nos manuais e sua consonância com as orientações linguísticas que primam por uma aprendizagem de língua desprendida dos aspectos gramaticais, e que estão voltadas para a leitura e escrita praticadas a partir dos gêneros textuais. Para isto, consta neste estudo as inferências referentes ao Pacto, bem como a conceituação de leitura e escrita embasada nos olhares de teóricos da língua e da pedagogia. Esses recortes permitem tecer as analises e reflexões críticas a cerca dos manuais, com vistas a identificar os efeitos dos objetos pesquisados no processo de alfabetização das crianças participes das ações do Pacto.